quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
LINKS GEOGRÁFICOS: Especial Indígenas (IBGE)
http://indigenas.ibge.gov.br/ - Confira as características dos indígenas no Brasil neste especial do IBGE
RIO GRANDE DO SUL: Livro sobre Canoas
Lançado o livro “Estado da Cidade - Um retrato de Canoas”
Prefeitura de Canoas, por meio do Canoas XXI, lançou, no início da tarde desta quarta-feira, 23, no Auditório Sady Schwitz do Paço Municipal, a publicação "Estado da Cidade - Um Retrato de Canoas" - Edição 2012. O projeto demonstra em números e análises o processo evolutivo do município nos âmbitos socioeconômico e territorial. A coordenação do trabalho é do Instituto Canoas XXI e para a produção das análises para esta segunda edição, foi convidado o Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre, que envolve profissionais de referência dentro de suas respectivas áreas.
O prefeito Jairo Jorge destacou que a concepção do projeto Estado da Cidade surgiu junto com o Instituto Canoas XXI, em 2009. Desde então, a iniciativa contou com a colaboração dos presidentes e equipes que passaram pela autarquia na primeira gestão. A publicação tem na sua essência oferecer suporte, por meio dos dados, para se conceber uma Canoas para os próximos 10 ou 15 anos. “O Estado da Cidade não é uma avaliação de governo, estamos avaliando a cidade e, esta separação, entre Estado e governo, é essencial. É, sobretudo, uma radiografia da cidade e temos uma administração que não se prende ao tempo presente, mas que pensa e planeja o futuro com a participação democrática”, assegurou.
Jairo Jorge adiantou que em junho a edição 2013 referente a 2012 do Estado da Cidade será entregue aos canoenses. “ A edição 2012 não ocorreu no ano passado, obedecendo a legislação eleitoral e por esta razão, é realizado no dia de hoje com muito alegria”, falou o prefeito. Segundo ele, em junho haverá um novo lançamento da edição 2013 referente a 2012 em um momento especial, na semana de Canoas em comemoração aos 74 anos do município. “Teremos ainda um momento muito rico com a realização do terceiro fórum mundial de Cidades de Periferia com representantes de 200 cidades de 50 países”.
Na oportunidade, o presidente do Canoas XXI, Celso Pitol, entregou o primeiro exemplar do livro ao prefeito Jairo Jorge e destacou o trabalho de sua equipe e de sua antecessora, Zelaine Beatriz Silva à frente do projeto. “Este é um fabuloso documento de consulta que hoje colocamos à disposição da nossa cidade. Tenho muito orgulho de fazer parte deste projeto e acima de tudo, de ser um condutor das boas políticas e dos índices de nosso governo e município”, disse Pitol.
A diretora de Estudos e Pesquisas do Canoas XXI, Isabel Cristina Valente, apresentou alguns indicadores publicados com destaques nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Infraestrutura, Meio Ambiente, Economia, Segurança, População e Território, atualizados do período de abril de 2011 a maio de 2012. Em seguida falou a representante do Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre, Rosetta Mammarella sobre os processos de pesquisa e análises e ainda da iniciativa do município em pensar seu futuro.
Presenças
Vice-prefeita Beth Colombo, o representante da Câmara Municipal, vereador Pedro Bueno, secretários, secretários-adjuntos, subprefeitos, coordenadores municipais e assessores; pesquisadores e professores.
Crédito da notícia: Clever Larsen.
Assinar:
Postagens (Atom)